NOSSA HISTÓRIA
O Centro Espírita Amigo Germano foi idealizado por três jovens — Aldo Flores Ferreira, Ivo Castilhos Puignau e Artur da Silva Carneiro —, estudiosos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Inicialmente, as reuniões aconteciam na residência de um deles, até que, em 15 de maio de 1944, foi oficialmente fundado o Centro Espírita Amigo Germano.
Nos primeiros anos, o grupo contou com o apoio da Sociedade Espírita Luz do Caminho, realizando trabalhos assistenciais, como a distribuição de alimentos e roupas para idosos e famílias em situação de vulnerabilidade. Em 15 de maio de 1947, a Instituição mudou-se para sua sede própria, na Rua Vicente da Fontoura, 747.
Seus dirigentes logo decidiram tornar realidade um sonho de construir neste mesmo local, uma casa de amparo à criança carente, denominada LAR DO AMIGO GERMANO.
Mesmo antes de iniciar a obra, no salão de palestras deu-se inicio as aulas de alfabetização dedicada às crianças da Vila Santa Luzia, hoje bairro Azenha. As aulas eram ministradas pela professora VITORINA FABRE. Em 1951 Vitorina desencarnou e a professora CECILIA ROCHA foi convidada a assumir a direção da escola. Cecilia gradativamente implantou os demais anos escolares até a quinta série. Aos domingos pela manhã Cecília coordenava as atividades de evangelização.
Em outubro de 1949 foi iniciada a obra e no dia 29 de dezembro de 1949 a Comissão de construção fez a entrega do prédio de alvenaria com dois pisos, com 200m² de área.
Para divulgação das atividades foi criado um informativo denominado O ROTEIRO que circulou por um longo período.
Com o passar do tempo o espaço ficou exíguo, tendo então a Prefeitura Municipal de Porto Alegre doado um magnífico terreno com 3.315 m², situado na esquina da rua Santana com Princesa Isabel.
Após as obras de saneamento devido o local ser alagadiço, iniciou-se a construção do prédio de dois pavimentos com área de 430m² para abrigar a Escola profissionalizante, sendo inaugurada em 27 de junho de 1953, já com as oficinas de Tipografia, Marcenaria, Serralheria e Fábrica de brinquedos.
Os brinquedos eram comercializados na loja própria do Instituto, na Rua Borges de Medeiros, esquina Andrades Neves. (Edifício Mata borrão)
Nesta mesma data foi lançada a pedra fundamental do prédio de três pavimentos, cuja inauguração ocorreu em 26 de junho de 1955.
As atividades sócio educacionais se avolumaram e por conta disso se impôs a reforma estatutária em 1960, quando a entidade passou a denominar-se INSTITUTO ESPÍRITA AMIGO GERMANO.
Em 1951 a Instituição recebeu o título de Utilidade Pública Municipal, em 1959 de Utilidade Pública Estadual e em 1962 foi declarada de Utilidade Pública Federal e registrada no Conselho Nacional de Assistência Social.
Atualmente o Instituto mantém, além das atividades doutrinárias e assistenciais, a Escola de Educação Infantil Amigo Germano, ocupando um prédio de quatro pavimentos com área construída de 1.557,68 m², sito a rua Domingos Crescêncio, 240, que atende em turno integral e gratuitamente crianças de 2 a 6 anos, priorizando famílias de baixa renda de diversos bairros, oferecendo educação de qualidade, alimentação, uniformes e acompanhamento psicológico às famílias, atuando como importante instrumento de aprendizado, lazer e socialização, sempre na busca da garantia dos direitos fundamentais.
O funcionamento da Escola é viabilizado por meio de recursos financeiros provenientes da locação de imóveis próprios da Mantenedora, Instituto Espírita Amigo Germano, doações, contribuições dos associados e através de convênio e parceria mantido com a Secretaria Municipal de Educação, (SMED), de Porto Alegre.

